Sinopse

Pelo segundo ano, o 2CA-Braga atribuiu bolsas para pesquisa clínica e iniciativas científicas. Este ano, houve 13 candidatos e as subvenções foram atribuídas a:

  • Ana João Rodrigues (ICVS), Cristina Nogueira-Silva (ICVS / HB), Pedro Morgado (ICVS / HB) e Pedro Leão (ICVS / HB) - “Long Term Impact of Prenatal Glucocorticoid Exposure” - Projeto clínico para o estudo da efeitos gastrointestinais e neurológicos a longo prazo dos corticosteróides administrados durante a gravidez, envolvendo o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Braga e ICVS.
  • Pedro Morgado (ICVS / HB) - “Treating Refractory Obsessive Compulsive Disorder Using Real-Time Functional Magnetic Resonance Imaging Neurofeedback” - Estudo clínico de Fmri em pacientes obsessivo-compulsivos, envolvendo o Departamento de Psiquiatria do Hospital de Braga e o ICVS.
  • Ana Sofia Silva (FAUP - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) - “Architecture and Health: the architectonic environment’s impact in hospital’s daily life” - pretende estudar os quartos/espaços para consulta dos pacientes e o seu impacto direto no seu bem-estar. Este estudo da Faculdade de Arquitetura do Porto envolve médicos do Hospital de Braga e da Escola de Ciências da Saúde / ICVS.

O 2CA-Braga promove pesquisas clínicas alinhadas às necessidades da comunidade do entorno na prestação de serviços de saúde e pesquisa de excelência. Com uma equipe de pesquisa médica e clínica dedicada, equipamentos e tecnologia de alta qualidade e centrada nos pacientes e nas suas necessidades, o 2CA-Braga é o parceiro apropriado para hospedar os seus estudos clínicos. Visite nossa página web em www.ccabraga.org para obter mais informações ou entre em contato com a equipa 2CA-Braga através do endereço de e-mail: 2ca@ccabraga.org.